MUNDOS DE FANTASIA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MUNDOS DE FANTASIA

Aqui os amantes da literatura de Fantasia se encontram. Vamos embarcar juntos para a Terra-Média, Hogwarts, Nárnia, Westeros e outros mundos maravilhosos!!!
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Crônicas de Narnia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Michael Curry
Michael Curry


Mensagens : 226
Data de inscrição : 09/02/2013
Idade : 27
Localização : Mansão Mayfair

Crônicas de Narnia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Crônicas de Narnia   Crônicas de Narnia - Página 2 EmptySáb Fev 09, 2013 10:13 pm

Não pode esquecer do Rainha dos condenados!!
Mas deixa isso para outro tópico!!! No caso do Rainha, outro Fórum
Ir para o topo Ir para baixo
Jaja Mithrandir
Jaja Mithrandir


Mensagens : 499
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 59
Localização : Saindo de Hogwarts para dar uma voltinha na Terra Média...

Crônicas de Narnia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Crônicas de Narnia   Crônicas de Narnia - Página 2 EmptySáb Fev 09, 2013 10:40 pm

Isso. Vamos nos ater a falar das CdN aqui.

Na época que li gostei, mas não achei nenhuma brastemp.

É o caso dos filmes terem saido melhores que os livros...
Ir para o topo Ir para baixo
https://mundosdefantasia.forumeiros.com
Natacha
Natacha


Mensagens : 54
Data de inscrição : 22/02/2013
Idade : 29
Localização : Russia

Crônicas de Narnia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Crônicas de Narnia   Crônicas de Narnia - Página 2 EmptySex Fev 22, 2013 9:57 pm

Poxa, comprei o livro que são todos os das crônicas juntas mas nem li ainda... Ah meu tenho que concordar, curti o filme mas não posso falar nada ainda, só concordo quanto ao Percy Jackson, achei que infantilizaram o filme.
Ir para o topo Ir para baixo
Milady de Winter
Milady de Winter


Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/02/2013
Idade : 31

Crônicas de Narnia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Crônicas de Narnia   Crônicas de Narnia - Página 2 EmptySex Fev 22, 2013 10:09 pm

Li todos os sete livros sobre Narnia,e fiquei um pocuo decepcionada, primeiro pq não achei os livros "the best of the fucking best" como muitos citam, e 2º pq o estilo do Lewis de escrever é muito sério, não achei os personagens dele muito carismaticos rs. Mas quem sabe em uma futura releitura eu leia com outros olhos. ^^
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado

Convidado


Crônicas de Narnia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Crônicas de Narnia   Crônicas de Narnia - Página 2 EmptyDom Fev 24, 2013 4:44 pm

Cronicas de Narnia é a versão infantil do novo testamento + uma copia vagabunda do Senhor dos Anéis.
Ir para o topo Ir para baixo
Natacha
Natacha


Mensagens : 54
Data de inscrição : 22/02/2013
Idade : 29
Localização : Russia

Crônicas de Narnia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Crônicas de Narnia   Crônicas de Narnia - Página 2 EmptyDom Fev 24, 2013 7:21 pm

Mas tambem Senhor dos Anéis é incopiável e sendo meu filme favorito (já puxando um saco tremeeeeeeeendo) não tem como comparar.
Ir para o topo Ir para baixo
Ariel Castaneda
Ariel Castaneda


Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/03/2013

Crônicas de Narnia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Crônicas de Narnia   Crônicas de Narnia - Página 2 EmptySex Mar 08, 2013 10:29 am

Crônicas cópia de SDA e releitura do Novo Testamento? Sim e não.

Afinal, o que foi produzido no Ocidente após a vinda de Jesus que seja totalmente limpo de substrato cristão? Lembro-me inclusive de ter assistido a uma apresentação de monografia em que os alunos fizeram um paralelo entre SDA e o próprio Novo Testamento. E não era viagem, não! Super embasamento teórico por trás. Deu até uma invejinha branca. O pessoal era brilhante! (Não é a toa que depois um dos componentes da dupla virou minha marida. <3)


E Tolkien e Lewis, né, super lá os dois. Mesma época, os dois se frequentando, se costurando, gente, não tem como não haver links. Se uma obra é melhor que a outra, isso depende do critério. Cada um com seu mundo, cada um com sua intencionalidade. E por aí vai.

Sou apaixonada por O príncipe Caspian e tenho muita dificuldade em devolvê-lo. (O que tenho não é meu. Very Happy )

Tenho um quadro que fiz em pastel seco de Aslan e Lucy. Aquele diálogo dos dois quando ela acorda no meio da noite está entre os maiores vrás-na-cara literários.

Não foi por que não te deixaram?
Viu mas não se responsabilizou?
Deixou quem não viu te levar?
Vai culpar os outros?

E quanto mais perigoso o penhasco, mais eles viam do leão.

Mas nada, nada vai me fazer gozar mais que a Suzana: "Lucy, eu tinha visto sim, mas tava de mimimi." Gente, aquilo foi a glória, e me faz pensar no nome dela mentalmente toda vez que alguém não acredita em mim ou em algo que merece crédito e depois (não verbalmente, claro, não na frente dos outros, claro, mas pela própria experiência e isso basta) tem de admitir a verdade.

Enfim, eu adoro essa parte e já usei em oficinas de biblioterapia. Fantástico, simplesmente. Sempre que estou carecendo de inspiração, releio. Preciso ler os demais.

Quanto aos maiores voltarem pro lado de cá do wardrobe, é mais que válido, afinal, assim acontece, certo? Quantos de nós não fizeram (ou farão) isso depois de determinada idade ou aquisição de experiência?

Se os irmãos maiores se conformaram e não tentaram uma maneira de voltar, direito e sina deles terem só uma realidade para chamar de casa.


Não vou nem comentar aqui o quanto eu me divirto com essa história de quem não se assume estar no armário. Fica pra outro post.
Ir para o topo Ir para baixo
Jaja Mithrandir
Jaja Mithrandir


Mensagens : 499
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 59
Localização : Saindo de Hogwarts para dar uma voltinha na Terra Média...

Crônicas de Narnia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Crônicas de Narnia   Crônicas de Narnia - Página 2 EmptySex Mar 08, 2013 10:41 am

Puxa. Não sabia dessa sua paixão toda pelas Crônicas...

Essa monografia deve ter suido demais, hein? Tinha que ter gravado...

Que tal tirar uma foto desse seu quadro e postar aqui, hã? Wink
Ir para o topo Ir para baixo
https://mundosdefantasia.forumeiros.com
Ariel Castaneda
Ariel Castaneda


Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/03/2013

Crônicas de Narnia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Crônicas de Narnia   Crônicas de Narnia - Página 2 EmptySex Mar 08, 2013 10:47 am

Não podia gravar. Não podia nem assistir, porque o rapaz da dupla era muito, muito tímido, tadinho. Mas foi foda. Quanto ao quadro, tentarei scannear. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Natacha
Natacha


Mensagens : 54
Data de inscrição : 22/02/2013
Idade : 29
Localização : Russia

Crônicas de Narnia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Crônicas de Narnia   Crônicas de Narnia - Página 2 EmptyQua Mar 13, 2013 11:20 am

Querendo ver esse quadro ²
Ir para o topo Ir para baixo
Malkav Maeglin
Malkav Maeglin


Mensagens : 377
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 34
Localização : Minas Morgul

Crônicas de Narnia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Crônicas de Narnia   Crônicas de Narnia - Página 2 EmptySáb Jul 06, 2013 7:37 pm

=

Vou desfazer um mal entendido que rolou aqui, o C.S. nunca copiou SdA
na verdade a forma de escrita dele é bem ao contrario da do Tolkien
eles tinham opiniões parecidas quanto à escrever "fantasia". Acontece que Nárnia realmente foi feito para o público infantil.

O fato é que as Cronicas foi motivo de discordia entre os dois:
o Tolkien não gosta (e até repudia) alegorias religiosas em obras, e nunca perdoou o Lewis por adorar fazer isso, em praticamente todas as suas obras ((safas talvez sua obra de ficção))

não sei se todo mundo sabe, mas não fosse pela amizade e insistência do Lewis,
o Tolkien nunca escreveria (nada) à sério/como profissão. Porém quando se dedicou a escrever
foi BEM meticuloso na "criação"¹ do seu mundo, como bem sabemos.

Em contrapartida o Lewis criou o mundo de Nárnia em tempo MUITO curto
escreveu os dois primeiro no mesmo ano (1951 acho ) e os outros vieram um por ano sucessivamente.
Acredito que isso tenha prejudicado a continuidade da história e até mesmo o enredo final.

Nesse interim, tem mais de Lewis na Terra Média que Tolkien em Nárnia.

Diferente dele mesmo, Lewis deixou explicito demais a referencia religiosa na obra
(alias ele e outros amigos queriam furiosamente que ele tirasse o Papai Noel da história)
Aslam como referencial de santidade e redenção e por ai vai... Vocês podem dizer que Tolkien fez o mesmo (pra quem leu Silmarillion) mas convenhamos que ele fez de forma bem diferente e  mais sucinta que a formula ,como esse chamava, "Teológica Popular" de Lewis.

Mas acho que isso já é pra outra discussão/tópico  ^^

Espero não ter me alongado


1 - (concepção na real, ele não acreditava em criar mundos, o universo da obra tinha que ser coerente, com uma História própria e concreta)


Última edição por Malkav Maeglin em Sáb Jul 06, 2013 7:49 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Malkav Maeglin
Malkav Maeglin


Mensagens : 377
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 34
Localização : Minas Morgul

Crônicas de Narnia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Crônicas de Narnia   Crônicas de Narnia - Página 2 EmptySáb Jul 06, 2013 7:47 pm

=

Bom deixando a discussão Lewis - Tolkien de lado
Eu também esperava, não mais, mas outra coisa dos livros (ou da narrativa em si)
Antes de ler SdA, achei que a narrativa fosse mais simples, e não tão detalhista.

Quando soube que ele e Lewis eram amigos e se ajudaram,
passei a esperar o mesmo esmero e detalhismo em Nárnia. Mas mesmo assim não achei ruim.
Só o que atrapalha, é que ele se contradiz demais. Acho que ele tinha medo de não terminar
(por estar doente e talz) então fez tudo correndo e não revisou direito.
Esse, ao meu ver é o único ponto negativo nas cronicas

Fiquei triste de inicio quando os mais velhos não poderiam mais voltar
mas acho que isso ilustra o crescimento deles. Eles passaram a ter responsabilidades enquanto adultos e não mais teriam "tempo pra Fantasia" embora não deixassem de ansiar por uma volta.

E convenhamos que o Eustáquio não é o substituto descente né
mas mesmo assim adorei o Peregrino da Alvorada (acho que meu favorito) e a busca de Rip Chic
pelo país de Aslam (que alguns acreditam ser alegoria à jornada da morte/transição).

ok ok ... parei ^^
Ir para o topo Ir para baixo
Jaja Mithrandir
Jaja Mithrandir


Mensagens : 499
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 59
Localização : Saindo de Hogwarts para dar uma voltinha na Terra Média...

Crônicas de Narnia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Crônicas de Narnia   Crônicas de Narnia - Página 2 EmptyDom Jul 07, 2013 11:05 am

Excelentes posts Malkav!!!
Ir para o topo Ir para baixo
https://mundosdefantasia.forumeiros.com
Helena Ravenclaw
Helena Ravenclaw


Mensagens : 33
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 29

Crônicas de Narnia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Crônicas de Narnia   Crônicas de Narnia - Página 2 EmptyDom Jul 07, 2013 11:48 am

Concordando com o Jaja...
Ir para o topo Ir para baixo
Lane
Lane


Mensagens : 264
Data de inscrição : 19/02/2014
Localização : Brasil

Crônicas de Narnia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Crônicas de Narnia   Crônicas de Narnia - Página 2 EmptySeg Mar 17, 2014 8:34 pm

Não tinha visto ainda este tópico.  bounce  Gostei muito dos posts do Malkav e da Ariel Castaneda.

Infelizmente a minha leitura das crônicas de nárnia foi na minha infância e "aborrescência", então, acredito que a minha visão da obra do CS Lewis ainda é muito infantil. Não tenho todo o substrato teórico para analisar e talz.

CS Lewis construiu a minha infância. Devo muito a ele. Altas brincadeiras na varanda de casa assumindo o papel de Lucy. kkk.

Depois de velha, andei lendo essas críticas que falam do arcabouço cristão em Lewis e achei lindo, mas ainda preciso fazer uma releitura das crônicas para enxergar com esses novos olhos. Ainda farei isso. o/

Citação :
E Tolkien e Lewis, né, super lá os dois. Mesma época, os dois se frequentando, se costurando, gente, não tem como não haver links. Se uma obra é melhor que a outra, isso depende do critério. Cada um com seu mundo, cada um com sua intencionalidade. E por aí vai.

Exatamente como eu penso. Cada um com sua intencionalidade.

Citação :
Sou apaixonada por O príncipe Caspian e tenho muita dificuldade em devolvê-lo. (O que tenho não é meu.)

Eu também. Digo, também sou apaixonada por O príncipe Caspian e fiquei muito revoltada com a Disney, mas xápralá. Fazer o quê, né?
Ir para o topo Ir para baixo
Jaja Mithrandir
Jaja Mithrandir


Mensagens : 499
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 59
Localização : Saindo de Hogwarts para dar uma voltinha na Terra Média...

Crônicas de Narnia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Crônicas de Narnia   Crônicas de Narnia - Página 2 EmptySeg Mar 17, 2014 8:56 pm

Tá na minha fila das releituras.
Ir para o topo Ir para baixo
https://mundosdefantasia.forumeiros.com
Malkav Maeglin
Malkav Maeglin


Mensagens : 377
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 34
Localização : Minas Morgul

Crônicas de Narnia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Crônicas de Narnia   Crônicas de Narnia - Página 2 EmptyTer Mar 18, 2014 10:51 am

=

kk li a menos de um ano
a menos de meio ano alias
então demoro pra reler ainda xD
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Crônicas de Narnia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Crônicas de Narnia   Crônicas de Narnia - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Crônicas de Narnia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» FanArts das Crônicas de Nárnia
» Crônicas de Gelo e Fogo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
MUNDOS DE FANTASIA :: OUTROS MUNDOS E DIMENSÕES :: OUTROS MUNDOS E DIMENSÕES-