MUNDOS DE FANTASIA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MUNDOS DE FANTASIA

Aqui os amantes da literatura de Fantasia se encontram. Vamos embarcar juntos para a Terra-Média, Hogwarts, Nárnia, Westeros e outros mundos maravilhosos!!!
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Relembrando a infância: A fantasia na telona dos saudosos anos 80

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Hellion
Hellion


Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/04/2014
Idade : 32

Relembrando a infância: A fantasia na telona dos saudosos anos 80 Empty
MensagemAssunto: Relembrando a infância: A fantasia na telona dos saudosos anos 80   Relembrando a infância: A fantasia na telona dos saudosos anos 80 EmptySeg Set 15, 2014 9:51 am

Numa época em que computação gráfica não fazia parte da cartilha de Hollywood (em que o gênero – ou subgênero – fantasia era praticamente marginalizado, cujas potencialidades só seriam plenamente reconhecidas e exploradas após os contemporâneos e revigorantes O Senhor dos Anéis e Harry Potter, os “pais” da atual era de ouro da fantasia cinematográfica) nasceram esses clássicos do cinema fantástico, que fizeram e fazem parte até hoje da infancia de muita gente. Reprisados várias e várias vezes nas "épocas decentes" da Sessão da Tarde e do extinto Cinema em Casa, esses filmes são considerados por muitos apreciadores como cults.

Marcaram época não só para o cinema, mas para a fantasia; quando tínhamos charadas e frases prontas e rimadas, poesia nos diálogos e roteiros inocentes. E acredito que tenha sido para muitos, como foi para mim, uma história de aprendizado, de formação de caráter e, o mais importante, de magia, que se perdeu um pouco no final dos anos 90 e só começou a ser “recuperada” graças à J.K. Rowling e ao mestre Peter Jackson.

Achei então que seria legal compartilhar com voces essas lembranças, selecionando os sete filmes mais marcantes dessa década de inocencia, vilões arrepiantes com suas risadas maléficas e batalhas entre o bem e o mal. Filmes que com certeza abriram alas para as grandes produções de fantasia que temos hoje em dia. Espero que gostem.


Krull (Krull) - 1983

Relembrando a infância: A fantasia na telona dos saudosos anos 80 Krull

"Além do nosso tempo e universo, existe um planeta chamado Krull, assediado por invasores alienígenas. Ali, um jovem rei precisa salvar sua jovem esposa das garras da Besta ou arriscar o fim do seu mundo."

O filme retrata a idílica aventura do jovem Colwyn para salvar sua rainha, a bela Lyssa, sequestrada e aprisionada por um repugnante e vil monstro, a Besta. A história de Krull se passa no planeta Krull (que dá nome ao filme), onde dois reis não muito amigos decidem unir seus filhos em casamento, Colwyn e Lyssa, porém, durante a cerimônia de matrimônio, o castelo em que estão é invadido pelos Assassinos (Slayers, no original), criaturas servas da Besta, que sequestram a princesa Lyssa e a levam para seu mestre, que pretende desposá-la. Colwyn recebe a ajuda de Ynyr, um velho sábio, que o guia até a Fortaleza Negra, a morada em que foi aprisionada o princesa. No percurso vão formando um pequeno exército de figuras bem marcantes: Rell, um lendário ciclope; Ergo, o magnífico, um mágico não muito competente e um grupo de mercenários fugitivos mas muito valentes liderados por Torquil. O filme é sobre a vitória do amor, da amizade e das boas virtudes, sobre os perigos do mal a que somos submetidos.

Dirigido por Peter Yates e estrelado por Ken Marshall e Lysette Anthonny, o filme mistura fantasia e ficção-científica e foi precursor do gênero no cinema. Recebeu críticas mistas na época, mas em sua maioria positivas e teve um sucesso moderado na bilheteria mundial. Teve uma trilha sonora marcante composta por James Horner.


No Templo das Tentações (Something Wicked This Way Comes) - 1983

Relembrando a infância: A fantasia na telona dos saudosos anos 80 Something_Wicked_This_Way_Comes_%281983_movie_poster%29

"Um estranho parque de diversões comandado pelo diabólico Mr. Dark passa pela pequena cidade de Green Town e produz efeito devastador sobre seus habitantes, impelidos a seguir seus desejos mais profundos. Cabe a dois jovens meninos descobrir os mistérios sinistros que rondam o lugar e por fim a eles."

Dirigido por Jack Clayton e estrelado por Jason Robards, Jonathan Pryce, Diane Ladd e Pam Grier. Clássico da Disney, foi baseado no livro homônimo de Ray Bradbury e teve roteiro assinado pelo próprio. Teve ótimas críticas, um sucesso considerável e recentemente a Disney anunciou que será feito um remake. Também teve trilha de James Horner.


A História Sem Fim (The NeverEnding Story) - 1984

Relembrando a infância: A fantasia na telona dos saudosos anos 80 Neverendingstoryposter

"Quando o jovem Bastian, pegou emprestado um misterioso livro ele jamais sonhou que ao virar uma página seria levado a um mundo de fantasia onde pudesse ver um caracol de corrida, um morcego planador, um dragão da sorte, elfos, uma Imperatriz Menina, o valente guerreiro Atreyu e uma pedra ambulante chamada Come-Pedra."

Quem não lembra desse clássico encantador? Bastian e sua imaginação fértil, Falkor, o dragão com cabeça de cachorro e o incrível mundo de Fantasia?

Dirigido por Wolfgang Petersen e estrelado por Barret Oliver, Noah Hathaway, Tami Stronach, Moses Gunn, Thomas Hill e Alan Oppenheimer, foi um tremendo sucesso de crítica e bilheteria se tornando um dos filmes de fantasia mais queridos e cults de todos os tempos. A música tema do filme nunca me saiu da cabeça desde que o assisti na infancia. A trilha sonora foi composta por Klaus Doldinger e Giorgio Moroder.


A Lenda (Legend) - 1985

Relembrando a infância: A fantasia na telona dos saudosos anos 80 Tom+cruise+Legend+poster

"Ambientado em uma floresta mística habitada por fadas, elfos, unicórnios e mortais, A Lenda, apresenta Jack, um morador da floresta mágica, escolhido pelo destino para uma missão heroica. Ele tem que impedir que o último unicórnio seja sacrificado pelo demoníaco Senhor da Escuridão, que pretende transformar o mundo em uma terra coberta de gelo e escuridão, ao mesmo tempo que pretende resgatar sua amada princesa Lili, também cativa do vilão."

Dirigido por Ridley Scott e estrelado por Tom Cruise, Mia Sara e Tim Curry, é outro clássico de fantasia que infelizmente sofreu com a crítica especializada e bilheteria, principalmente nos Estados Unidos. Porém, hoje também é considerado cult.

Em termos de trilha sonora, A Lenda é bastante pitoresco porque inicialmente a trilha sonora foi composta pelo veterano e falecido Jerry Goldsmith e depois uma outra versão totalmente diferente foi feita pelo grupo alemão de música eletrônica/krautrock/rock progressivo Tangerine Dream.

A polêmica foi devida a divisão de direitos do filme que nos Estados Unidos e Canadá eram da MCA (parente da Universal Pictures na época) e fora desses dois territórios (incluindo o Brasil) era da 20th Century Fox, o presidente da MCA estava insatisfeito com a música composta por Jerry Goldsmith porque ele acreditava que não era possível de entreter o público jovem e pressionou o diretor Ridley Scott para que mudasse a trilha o mais rápido possível ao ponto de adiar a estréia do filme nos cinemas americanos por 4 meses. O filme também acabou sofrendo cortes imensos, a idéia original de Scott era que o filme tivesse 125 minutos, mas foi imediatamente rejeitada por ambos os estudios e teve cerca de 30 minutos jogados fora, por fim a versão internacional com a trilha de Jerry Goldsmith acabou ficando com 94 minutos de duração e a versão norte-americana com trilha do Tangerine Dream, menor ainda, com 89 minutos. A versão do Tangerine Dream contém as músicas "Is Your love Strong Enough?” da banda Roxy Music e “Loved By The Sun” cantada por Jon Anderson da banda de rock progressivo Yes que nada mais é do que uma versão com letra da peça musical que está na trilha chamada “Unicorn Theme”. Ambas as trilhas sonoras dividem opiniões, metade dos fãs do filme prefere a de Goldsmith enquanto a outra metade prefere a do Tangerine. Eu, particularmente, prefiro a do Goldsmith, é muito melhor, e eu cresci assistindo o filme com a trilha dele, sem contar que é considerada por muitos como uma das mais belas partituras já compostas pelo compositor.

Por consequência dessa polêmica o compositor Jerry Goldsmith se sentiu extremamente desprestigiado e declarou que as cenas bucólicas do filme pareciam estranhas para ele sendo compostas por uma banda de “pop-eletrônico”, além do que ele havia passado 6 meses desenvolvendo os temas e até peças musicais para as sequências de dança para que o filme fosse rodado já com a música. Enquanto a trilha do Tangerine Dream foi composta às pressas e levou apenas 3 semenas para ficar pronta.

O mais irônico disso tudo é que o americano Jerry Goldsmith não foi aceito pela MCA devido a uma incredulidade no apelo de sua música para as gerações mais novas enquanto por outro lado os europeus do Tangerine Dream serviram. No final Jerry Goldsmith foi recompensado quando Ridley Scott reconheceu seu erro e a Universal Pictures lançou a versão do DVD do filme Director’s Cut, com total de 113 minutos, com a sua trilha em 2002 nos Estados Unidos.


O Feitiço de Áquila (Ladyhawke) - 1985

Relembrando a infância: A fantasia na telona dos saudosos anos 80 Ladyhawke_ver1

"Europa, século XII. O Bispo de Áquila, toma consciência que sua amada, a bela Isabeau, está apaixonada por Etienne Navarre, um cavaleiro. Áquila fica possuído de raiva e ciúme e lança uma maldição sobre o casal: de dia ela sempre será um falcão e de noite Navarre toma a forma de um lobo, sendo que desta forma fica o casal impedido de se entregar um ao outro. Eles têm como único aliado Phillipe Gaston, mais conhecido como O Rato, que é o único prisioneiro que escapou das muralhas de Áquila."

Dirigido por Richard Donner e estrelado por Matthew Broderick, Rutger Hauer e Michelle Pfeiffer. Recebeu críticas em geral positivas, menos na trilha sonora de Andrew Powell, considerada por muitos críticos como a pior trilha já composta de todos os tempos.


Labirinto - A Magia do Tempo (Labyrinth) - 1986

Relembrando a infância: A fantasia na telona dos saudosos anos 80 Labyrinth_ver2

"Totalmente frustrada por ter que cuidar do irmão mais novo em mais um final de semana, a adolescente Sarah, que possui muita imaginação, acaba dando vida aos duendes personagens do seu livro favorito Labirinto, para que eles sumam com o bebê. Mas quando o pequeno Toby realmente desaparece, Sarah precisa ir atrás dele neste mundo de conto de fadas e tentar resgatá-lo das mãos do maldoso Rei dos Duendes. Protegendo o castelo, encontra-se o labirinto – um emaranhado de armadilhas repleto de estranhos personagens e perigos desconhecidos. Com o intuito de salvar Toby a tempo, Sarah terá que enganar o rei ficando amiga dos duendes que o protegem, na esperança de que a fidelidade deles não passe apenas de uma ilusão num lugar em que nada parece ser o que é!"

Dirigido pelo fantástico Jim Henson e estrelado por David Bowie e Jennifer Connelly, quem não lembra dessa jóia dos anos 80 repleta de músicas interpretadas pelo gênio Bowie que contribuiu magistralmente com a trilha sonora do filme em parceria com o compositor Trevor Jones? Recebeu críticas mistas na época de seu lançamento, mas num geral positivas, e arrecadou pouco nos cinemas americanos, mas foi sucesso internacionalmente.

Jareth, o Rei dos Duendes é um dos personagens mais icônicos do cinema, com toda certeza. E como dizia a personagem de Jennifer Connelly, Sarah: ''Devolva-me a criança. Através de perigos desconhecidos e inúmeras dificuldades, eu lutei para encontrar o caminho até o castelo, além da Cidade dos Duendes para levar de volta a criança que você roubou, porque minha vontade é tão forte quanto a sua, e meu reino é tão grande quanto o seu. Você não tem poder sobre mim.''


Willow - Na Terra da Magia (Willow) - 1988

Relembrando a infância: A fantasia na telona dos saudosos anos 80 Willow_movie

"Numa terra mística onde o mágico é real, vive Willow Ufgood, um pequeno fazendeiro Nelwin que sonha em ser um feiticeiro. Willow se torna guardião de um bebê pertencente aos Daikinis, guerreiros temidos pelos Nelwin. De acordo com a profecia, a criança deverá destruir a malvada feiticeira Bavmorda e acabar com seu reinado de terror... A menos que a bruxa possa destruir a criança primeiro. Willow começa uma perigosa e fabulosa jornada para manter a criança a salvo, junto a dois duendes gozadores, um guerreiro rebelado e uma feiticeira bondosa. Sua viagem numa terra dilacerada pela guerra se torna uma odisséia de selvagens batalhas e a fuga de Bavmorda. Só resta ao povo de Nockmar e as forças rebeldes reunirem seus guerreiros e convocar todos os poderes num empenho pela vida de uma criança marcada pelo destino."

Dirigido por Ron Howard, baseado em história de George Lucas e estrelado por Warwick Davis, Val Kilmer, Joanne Whalley, Jean Marsh e Billy Barty. Outro clássico que fez a cabeça de muita gente na época apesar das críticas mistas e um sucesso comercial moderado. Recebeu duas indicações ao Oscar e foi um dos primeiros filmes a usar efeitos visuais de transformações de pessoas em animais. Também entrou para o hall dos filmes cults de fantasia e tem uma trilha sonora linda composta por James Horner.


E era isso galera. E aí, alguém se identifica ou teve a infância marcada por algum ou todos esses clássicos? Ando meio nostálgico atualmente. rs
Ir para o topo Ir para baixo
 

Relembrando a infância: A fantasia na telona dos saudosos anos 80

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Sobre as adaptações para a telona.
» QUAIS SUAS 5 SAGAS FAVORITAS DE FANTASIA? (Livros)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
MUNDOS DE FANTASIA :: DELÍRIOS VISUAIS DA TELA GRANDE :: DELÍRIOS VISUAIS DA TELA GRANDE-