MUNDOS DE FANTASIA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MUNDOS DE FANTASIA

Aqui os amantes da literatura de Fantasia se encontram. Vamos embarcar juntos para a Terra-Média, Hogwarts, Nárnia, Westeros e outros mundos maravilhosos!!!
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Lane
Lane


Mensagens : 264
Data de inscrição : 19/02/2014
Localização : Brasil

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 EmptySeg Mar 31, 2014 10:29 am

Jhulha escreveu:
Lane escreveu:
vai concordar comigo que a Teri Hatcher foi a melhor Lois Lane que já existiu. Carismática, engraçada, enérgica... Formidável! *--*...
Se os fans de Margot Kidder verem isso vão te jogar pedras. kkkkkkkkkk

Sim, são xiitas, mas trata-se só da minha opinião. Não significa que seja a expressão da verdade. Pra mim, a Tery Hatcher foi a melhor Lois Lane, porque tinha muito carisma; ela "encarnou" mesmo a personagem. Os fãs de Clana (Clark + Lana) também costumam ser xiitas, mas eu realmente prefiro Clois (Clark + Lois).

Mas na verdade, eu gosto de todas as Lois até hoje e de todos os Clarks. Sou uma pessoa bem fácil de agradar. kkk.

Citação :
Isto me faz lembrar o que acontece em Injustice, o motivo por que o Superman não concorda com o Batman, ele põe a culpa da morte da Lois no Batman ao inves do Coringa, culpa-o por prender os vilões ao inves de extermina-los.

E eu continuo vendo essa representação do Superman no Injustice como minoria. Continuo achando que a maior parte das representações desse herói é a do cara decente e idealista.

Citação :
é só pegar o caso de Zod no Superman, o cara era um alto general que fez de tudo para defender krypton de tudo e todos e só porque teve idéias mais radicais que os demais, foi trancafiado por anos para que refletisse o que fez. O que aconteceu? o cara saiu de la pior do que ja estava. Trancafiá-lo só o fez alimentar o desejo de vingança, ou como o caso dos loucos presos no Asilo Arkham não existe um que não saia dali pior.

Coloquei em negrito a sua frase, porque eu acho isso motivo suficiente para se isolar alguém do convívio social. Quando esse alguém é um militar (ou seja, um cargo de poder, que envolve decisões que vão afetar muitas vidas), eu acho que ter idéias radicais é perigosíssimo. Se se permitir que esse militar coloque suas idéias radicais em prática, teremos aí aquilo que se chama Crimes contra a Humanidade e isso deve ser severamente punido.

Citação :
Existem pensadores que preferem a ideia de trabalho escravo ensinaria a esses caras o valor dos seus feitos, mas isso teria o mesmo efeito que aconteceu com Zod, sem contar que exemplos como de Lex Luthor, um cara gênio que não importa onde o coloque para pagar suas dividas, ele voltara do mesmo modo, ou seja, prender não vai melhorar, re-educar nos quadrinhos não funciona, so matando para diminuir a taxa de problemas a combater serve.

Sim, corre-se este risco de, mesmo com a prisão, o sujeito não se reformar. Mas mesmo que se corra esse risco, não se deve matar ninguém. Nada justifica o assassinato. Nem mesmo a alegação de que o vilão (o bandido) não tem conserto.

Se ele sair da cadeia e continuar sua escalada de crimes, captura-se o vilão novamente e impõe-se-lhe uma nova pena de reclusão. É isso que deve ser feito. Mais trabalho para a polícia, ou, no caso dos quadrinhos, para os heróis? Sim. Mas é a coisa certa a ser feita. Se se começa a aplicar a pena de morte à torto e à direito, então, admite-se que a forma de governo é a ditadura e abole-se os direitos individuais. Não concordo com isso em hipótese alguma, seja nos quadrinhos, seja na vida real.

Obs: Estava aqui assistindo um vídeo de Clark e Lois no You Tube e suspirando... <3

Adoro! --> https://www.youtube.com/watch?v=QENnmNtLXPU

.....................................................................................
Ir para o topo Ir para baixo
Malkav Maeglin
Malkav Maeglin


Mensagens : 377
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 34
Localização : Minas Morgul

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 EmptySeg Mar 31, 2014 12:52 pm

=

Lane escreveu:
Coloquei em negrito a sua frase, porque eu acho isso motivo suficiente para se isolar alguém do convívio social. Quando esse alguém é um militar (ou seja, um cargo de poder, que envolve decisões que vão afetar muitas vidas), eu acho que ter idéias radicais é perigosíssimo. Se se permitir que esse militar coloque suas idéias radicais em prática, teremos aí aquilo que se chama Crimes contra a Humanidade e isso deve ser severamente punido.
Vou dar um exemplo meu esdruxulo mas acho que vão entender.
Em Ben 10, tinha/tem um vilão, o Vilgax. Acontece que ele passeava pelo universo e dominava raças ou destruia seus planetas. Bom, o Ben com ajuda do avo trancaram numa zona neutra acho (equivalente a zona fantasma). Acontece que a vilania dele era tanta que ele dominou a tal zona
e descobriu como sair de lá e ainda f**** com meio planeta terra.
Então, acho que prisão nunca é uma boa...e ainda complemento com o batman (já que falaram nele)
Em "Asilo Arkhan" ele "passa um dia" com o Coringa la dentro do sanatório, e acontece que ele percebe que o meio deixa eles piores do que quando entram la.
Tanto que o próprio Bat se convence de que é louco e pertence aquele lugar também.

Lane escreveu:
Sim, corre-se este risco de, mesmo com a prisão, o sujeito não se reformar. Mas mesmo que se corra esse risco, não se deve matar ninguém. Nada justifica o assassinato. Nem mesmo a alegação de que o vilão (o bandido) não tem conserto.


Se ele sair da cadeia e continuar sua escalada de crimes, captura-se o vilão novamente e impõe-se-lhe uma nova pena de reclusão. É isso que deve ser feito. Mais trabalho para a polícia, ou, no caso dos quadrinhos, para os heróis? Sim. Mas é a coisa certa a ser feita. Se se começa a aplicar a pena de morte à torto e à direito, então, admite-se que a forma de governo é a ditadura e abole-se os direitos individuais. Não concordo com isso em hipótese alguma, seja nos quadrinhos, seja na vida real.

Devo dizer que a minoria que se "reforma" na prisão é tão ínfima que nem se deveria usar como exemplo. Tem casos, sim tem...mas esses que são sinceros estão num minoria tremenda.
O que a maioria dos presos aprende (e isso digo com relação mais a realidade claro) é mais modos de fazer o que já faziam antes. Então como esperar que um vilão poderoso tente se redimir
se alguém que simplesmente roubou o vizinho não o faz ?!

Lane escreveu:
E eu continuo vendo essa representação do Superman no Injustice como minoria. Continuo achando que a maior parte das representações desse herói é a do cara decente e idealista.

Então...o ponto não é provar que o Super é mal. E sim que é menos bonzinho do que voce ta achando Lane rs. Na sua concepção, ele é bom em 90% dos casos...mas eu acho que ta mais pra 60 ou 55%  xD  Isso porque nem vou colocar Crise Infinita na roda

Na qual o Super mata outro Clark (num universo paralelo) pra ficar com a Louis
já que sua morreu  xD  Ma tem umas brigas muito loucas de Super contra Superboy
acho que até o prime entra nessa tbm rs
Spoiler:
Ir para o topo Ir para baixo
Lane
Lane


Mensagens : 264
Data de inscrição : 19/02/2014
Localização : Brasil

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 EmptySeg Mar 31, 2014 2:20 pm

Malkav Maeglin escreveu:
Devo dizer que a minoria que se "reforma" na prisão é tão ínfima que nem se deveria usar como exemplo. Tem casos, sim tem...mas esses que são sinceros estão numa minoria tremenda.
O que a maioria dos presos aprende (e isso digo com relação mais a realidade claro) é mais modos de fazer o que já faziam antes. Então como esperar que um vilão poderoso tente se redimir se alguém que simplesmente roubou o vizinho não o faz ?!

Bom, meu ponto de vista a esse respeito eu acho que já expliquei antes e ainda não mudou.

Citação :
Então...o ponto não é provar que o Super é mal. E sim que é menos bonzinho do que voce ta achando Lane rs. Na sua concepção, ele é bom em 90% dos casos...mas eu acho que ta mais pra 60 ou 55%  xD  Isso porque nem vou colocar Crise Infinita na roda Na qual o Super mata outro Clark (num universo paralelo) pra ficar com a Louis já que a sua morreu  xD

Hum, então era este que eu confundí com o Superman de Injustice! Eu citei este em um dos posts anteriores. Veja lá.

Bom, mas eu continuo preferindo o Clark bonzinho, mesmo que haja estas outras representações dele. <3

Acho que isso explica porque eu gosto tanto dos seriados e filmes! kkk
Ir para o topo Ir para baixo
Malkav Maeglin
Malkav Maeglin


Mensagens : 377
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 34
Localização : Minas Morgul

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 EmptySeg Mar 31, 2014 2:55 pm

=

kkkk acho que podemos encerrar por aqui a assunto do Super ne ?!
Então qual o próximo ??

Obs.: Ainda não me convenceu a gostar dos supers xD
Ir para o topo Ir para baixo
Lane
Lane


Mensagens : 264
Data de inscrição : 19/02/2014
Localização : Brasil

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 EmptySeg Mar 31, 2014 3:07 pm

Malkav Maeglin escreveu:
=

kkkk acho que podemos encerrar por aqui a assunto do Super ne ?!
Então qual o próximo ??

Sim, sim, podemos. Que tal falarmos do Batman?  bounce  Gosto muito dele também!

Mas vou esperar vocês dois postarem as coisinhas, porque eu ví que vocês sabem beeem mais do que eu! xD

Citação :
Obs.: Ainda não me convenceu a gostar dos supers xD

Ah, tudo bem. o/

Pelo menos vocês gostam das histórias nas quais eles estão inseridos, o universo ficcional do qual eles fazem parte, então, já está bom! /o/ Estou feliz com isso! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado

Convidado


Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 EmptySeg Mar 31, 2014 10:39 pm

Lane escreveu:

Quando esse alguém é um militar (ou seja, um cargo de poder, que envolve decisões que vão afetar muitas vidas), eu acho que ter idéias radicais é perigosíssimo. Se se permitir que esse militar coloque suas idéias radicais em prática, teremos aí aquilo que se chama Crimes contra a Humanidade e isso deve ser severamente punido.

Mas isso não justifica nada e a historia ja provou isso, a Igreja catolica em nome de um deus matou um monte de gente inocente, so porque alguem tem um certo cargo não significa que seja bom ou ruim.

Lane escreveu:
Sim, corre-se este risco de, mesmo com a prisão, o sujeito não se reformar. Mas mesmo que se corra esse risco, não se deve matar ninguém. Nada justifica o assassinato. Nem mesmo a alegação de que o vilão (o bandido) não tem conserto.

Se ele sair da cadeia e continuar sua escalada de crimes, captura-se o vilão novamente e impõe-se-lhe uma nova pena de reclusão. É isso que deve ser feito. Mais trabalho para a polícia, ou, no caso dos quadrinhos, para os heróis? Sim. Mas é a coisa certa a ser feita. Se se começa a aplicar a pena de morte à torto e à direito, então, admite-se que a forma de governo é a ditadura e abole-se os direitos individuais.

Eu não estou aplicando meus conceitos na vida real, ja que se fosse assim, um cara que roubou um pacote de leite para alimentar o filho que esta morrendo de fome, não precisava ir para a cadeia, precisava sim de um emprego, mas temos o bolsa familia e isso agora é injustificavel sem contar que a camisinha é mais barata, mas um cara que ja matou mais de uma pessoa, e não foi em legitima defesa, esse dai não tem nada que der jeito, vai repetir o que fez não importa quanto tempo leve, ele so vai comer do bom e do melhor na cadeia enquanto sua familia vai receber muito mais do que um trabalhador assalariado que esta ralando para levar o pão para casa, nem vou entrar em detalhes nisso que não se encaixa com o topico.  bounce 

Mas nos quadrinhos, esses caras não tem imenda, eles iram fazer tudo denovo, vão matar, rouba e fazer outras coisas ruins, do que adianta prende-los se não terem mudança, o exemplo do Malk faz juz ao caso.

Malkav Maeglin escreveu:
... Então...o ponto não é provar que o Super é mal. E sim que é menos bonzinho do que voce ta achando Lane rs. Na sua concepção, ele é bom em 90% dos casos...mas eu acho que ta mais pra 60 ou 55%...
Entrou no ponto.


Lane escreveu:

Que tal falarmos do Batman?  

Entre com o Batman que vou junto com os vilões. kkkkk


Malkav Maeglin escreveu:
Ainda não me convenceu a gostar dos supers
[2]
Ir para o topo Ir para baixo
Lane
Lane


Mensagens : 264
Data de inscrição : 19/02/2014
Localização : Brasil

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 EmptyTer Abr 01, 2014 8:27 am

Jhulha escreveu:
Malkav Maeglin escreveu:
Ainda não me convenceu a gostar dos supers
[2]

ah, mas eu já disse: Vocês não gostam deles, mas gostam do universo ficcional no qual eles estão inseridos, então, eu já me dou por satisfeita. o/

Falaremos agora sobre o Batman então!  bounce 
Ir para o topo Ir para baixo
Malkav Maeglin
Malkav Maeglin


Mensagens : 377
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 34
Localização : Minas Morgul

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 EmptyTer Abr 01, 2014 10:43 am

=

kk ah mais ou menos
como eu disse, não sou lá muito chegado em quadrinhos não
eu sou leitor acíduo de mangá/manhwa
Acontece que o ideal heroico americano não me agrada no geral

Vou deixa a Jhulha-Balena postar, eu tenho mas não tenho conhecimento rs
posso debater, mas pra postar num da nao xD~

Ah sim...quanto ao post de quadrinhos que "prometi"
Faço nas proximas semanas...vai começar minhas provas na facul
dai fica meio tenso, mas assim que passar eu arrumo as coisas xD
Ir para o topo Ir para baixo
Lane
Lane


Mensagens : 264
Data de inscrição : 19/02/2014
Localização : Brasil

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 EmptyTer Abr 01, 2014 2:22 pm

Malkav Maeglin escreveu:
kk ah mais ou menos
como eu disse, não sou lá muito chegado em quadrinhos não
eu sou leitor assíduo de mangá/manhwa
Acontece que o ideal heroico americano não me agrada no geral

Sei, sei... Entendo o que você quer dizer. A velha doutrina já expressa no destino manifesto. kkk. A idéia de que os americanos devem tomar a responsabilidade de zelar pelo destino de todos os povos e blá.

É, eles tem essa mania de "Justiceiros das Galáxias" mesmo, a gente sabe disso, mas não tem jeito: a gente se identifica com eles! kkk. Tá bem, EU me identifico! rsrsrs.

Citação :
Vou deixa a Jhulha-Balena postar, eu tenho mas não tenho conhecimento rs
posso debater, mas pra postar num dá não xD~

[2] Eu até estava juntando umas coisinhas e talz, mas depois que ví os posts da Lumi, prefiro esperar por ela! xD

Citação :
Ah sim...quanto ao post de quadrinhos que "prometi"
Faço nas proximas semanas...vai começar minhas provas na facul
dai fica meio tenso, mas assim que passar eu arrumo as coisas xD

 cheers No problem! Aguardaremos.
Ir para o topo Ir para baixo
Malkav Maeglin
Malkav Maeglin


Mensagens : 377
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 34
Localização : Minas Morgul

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 EmptyTer Abr 01, 2014 3:36 pm

=
Lane escreveu:
Eu até estava juntando umas coisinhas e talz, mas depois que ví os posts da Lumi, prefiro esperar por ela! xD

Ah posta então poxa rs
já que ta separado se adiante rs
e vamos para a próxima discussão o/

Lane escreveu:
Sei, sei... Entendo o que você quer dizer. A velha doutrina já expressa no destino manifesto. kkk. A idéia de que os americanos devem tomar a responsabilidade de zelar pelo destino de todos os povos e blá.

É, eles tem essa mania de "Justiceiros das Galáxias" mesmo, a gente sabe disso, mas não tem jeito: a gente se identifica com eles! kkk. Tá bem, EU me identifico! rsrsrs.

è por ai...mais ou menos...sei lá
só que, se pegar alguns herois e coloca-los um do lado do outro são a mesma coisa.
Uma forma de disseminar o ideia de que o Americanos rulan.
Ainda não tinha visto Homen de Ferro II, por acaso vi o começo ontem na globo (pois foi a hora que estava jantando). E é basicamente o que ele diz no tribunal, sobre ele não entregar a tecnologia da armadura:
" Estão todos seguros, posso protege-los...mas tem que ser do meu jeito"
Ir para o topo Ir para baixo
Lane
Lane


Mensagens : 264
Data de inscrição : 19/02/2014
Localização : Brasil

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 EmptyTer Abr 01, 2014 6:36 pm

Malkav Maeglin escreveu:
Se pegar alguns herois e coloca-los um do lado do outro são a mesma coisa.
Uma forma de disseminar a ideia de que os Americanos rulan.
Ainda não tinha visto Homem de Ferro II, por acaso vi o começo ontem na globo (pois foi a hora que estava jantando). E é basicamente o que ele diz no tribunal, sobre ele não entregar a tecnologia da armadura: " Estão todos seguros, posso protege-los...mas tem que ser do meu jeito"

Sim, entendo o que você quer dizer.

Os heróis se parecem uns com os outros porque todos saíram de dentro do mesmo substrato ideológico.

É aquilo que eu falei antes: a ideologia que já vem lá do Destino Manifesto. A idéia de que o americano foi designado por Deus a dominar (e proteger) os povos. É isso que eles usavam pra justificar o expansionismo e um monte de outras coisas.

Isso tudo a gente sabe, mas eu acho que continua sendo legal as histórias, mesmo que esses heróis se façam de árbitros e juízes do mundo ou ainda, de "salvadores" do mundo, o universo ficcional desses heróis continua sendo interessante e divertido de se ver. É o que eu acho. xD
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado

Convidado


Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 EmptyQua Abr 02, 2014 12:24 am

Lane escreveu:
Vocês não gostam deles, mas gostam do universo ficcional no qual eles estão inseridos, então, eu já me dou por satisfeita. o/
 

kkkkk

Mal Lane, mas estou no time do Malk prefiro os quadrinhos asiáticos, os mangas e manhwa ele tem mais diversificação do que a maioria dos quadrinhos americanos que possuem uma  base unica do herois que se sacrifica pelo bem maior, (mas tem muitos que ainda bem não são assim, valeu europeus) nem curto o universo do super, ou melhor dizendo da DC quase completa, so conheço o universo pois quando era criança, so tinha duas escolha quando ia para os sebos trocar meus quadrinhos, ou gibi da monica e luluzinha ou quadrinhos da dc e marvel, infelizmente tinham poucos da marvel. T.T
Ir para o topo Ir para baixo
Malkav Maeglin
Malkav Maeglin


Mensagens : 377
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 34
Localização : Minas Morgul

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 EmptyQua Abr 02, 2014 10:34 am

=

Acontece que eles massificam
Tipo a DC eles trabalham com androides e Alienigenas superpoderosos
já a Marvel é calçado nos meta-humanos e mutantes
Fica um lance cansativo...todo mundo é orfão e tals...irrita depois de um tempo
Ir para o topo Ir para baixo
Lane
Lane


Mensagens : 264
Data de inscrição : 19/02/2014
Localização : Brasil

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 EmptyQua Abr 02, 2014 11:40 am

ah, pelo menos vocês leram as coisas e as entendem e podem falar sobre elas. Tenho certeza de que, em algum momento, vocês já se divertiram, lendo ou assistindo as coisas, então está ótimo.  Very Happy 
Ir para o topo Ir para baixo
Malkav Maeglin
Malkav Maeglin


Mensagens : 377
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 34
Localização : Minas Morgul

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 EmptyQua Abr 02, 2014 1:38 pm

=

Alguns poucos ainda divertem Lane
mas são pequenas mini séries e tals...não teria saco de acompanhar
a risca a serialização de nenhuma revista assim

Mas o fato é que esse negocio entendia, porque ficam batendo na mesma tecla sempre:

John Jones (Ajax) - Sua raça foi exterminada (ultimo da sua especie)
Clark Kent - Planeta destruído (ultimo de sua linhagem)
Bruce Wayne - Familia assassinada (ultimo de sua familia)
Cyborg - Acidente de carro (ultimo da familia)

É como se fosse sempre a mesma coisa... só de pensar nisso
já me deixa entediado e sem vontade de ler qualquer um deles rs
Ir para o topo Ir para baixo
Lane
Lane


Mensagens : 264
Data de inscrição : 19/02/2014
Localização : Brasil

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Joseph Campbell e o Herói de Mil Faces: A Jornada do Herói   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 EmptyQua Abr 02, 2014 4:47 pm

Malkav Maeglin escreveu:
Mas o fato é que esse negócio entedia, porque ficam batendo na mesma tecla sempre:

John Jones (Ajax) - Sua raça foi exterminada (ultimo da sua especie)
Clark Kent  - Planeta destruído (ultimo de sua linhagem)
Bruce Wayne -  Familia assassinada  (ultimo de sua familia)
Cyborg  -  Acidente de carro (ultimo da familia)

É como se fosse sempre a mesma coisa... só de pensar nisso já me deixa entediado e sem vontade de ler qualquer um deles rs

Mas aí você tocou no ponto, Malkav. Isso não acontece SÓ com os heróis dos quadrinhos americanos. É assim com todos eles, variando em poucos pontos, mas de maneira geral a 'jornada do herói' é a mesma, em todas as histórias de todas as culturas, inclusive nos mangás japoneses.

Joseph Campbell escreveu um livro que fala sobre isso, chama-se "O Herói de Mil Faces", no qual ele expõe esquematicamente como se dá a evolução progressiva de um herói e, se não me engano, uma das etapas é justamente isso: a morte dos seus pais ou a sua separação deles.

O livro é muito interessante e se você tiver a oportunidade de lê-lo, vai ver que é fácil identificar elementos em comum nas histórias de heróis do mundo inteiro. E também vai ver que, mesmo assim, mesmo sendo uma fórmula que se repete, a gente continua gostando dos heróis, temos empatia por eles.

Veja o texto abaixo:

.......................................................................



"A Jornada do Herói". Você já conhecia essa expressão? É nada mais nada menos do que uma convenção, um paradigma literário identificado em diversas narrativas e que, diga-se de passagem, tem funcionado muito bem na ficção, pois auxilia muitos escritores na construção de uma trama emocionalmente, envolvente e verossímil.

         Joseph Campbell~, em seu livro O Herói de Mil Faces (Cultrix/Pensamento), nos apresenta 12 Passos pelos quais a Jornada do Herói se sucede, além de se embasar na psicanálise para justificar a verossimilhança desse modelo. Ou seja, em que ele se assemelharia à nossa vida, a ponto de nos prender pela empatia. Vamos ver que passos são esses.

Usarei o mesmo exemplo que James McSill (Interlúdio) apresentou certa vez durante um de seus cursos: O livro O Hobbit (J. R. R. Tolkien). Mas, usarei também um segundo exemplo, o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal (J. K. Rowlling).

Passo 1 – Mundo Comum.
O herói é apresentado em seu dia-a-dia.


Exemplo 1: A história de O Hobbit começa com a apresentação do Condado e de Bilbo em sua toca-casa. Ou seja, a caracterização do personagem dentro de um ambiente normal para ele e para o seu mundo.

Exemplo 2: Em Harry Potter, Harry nos é apresentando em sua vida comum, como um garoto morador de um porão debaixo da escada. Ele convive com os seu primo e tios malucos.

Passo 2 – Chamado à aventura
A rotina do herói é quebrada por algo inesperado, insólito ou incomum
.

Exemplo 1: Gandalf, o mago, aparece na porta de Bilbo e o convida para participar de uma aventura.

Exemplo 2: Harry recebe uma avalanche de cartas trazidas por corujas, convidando-o a estudar em Hogwarts.

Passo 3 – Recusa ao chamado
Como já diz o próprio título da etapa, nosso herói não quer se envolver e prefere continuar sua vidinha
.

Exemplo 1: Bilbo recusa o convite de Gandalf, pois “não era respeitável para um hobbit sair em busca de aventuras”.

Exemplo 2: O tio de Harry faz esse papel e o proíbe de ir para a escola de bruxos.

Passo 4 – Encontro com o Mentor
O encontro com o mentor pode ser tanto com alguém mais experiente ou com uma situação que o force a tomar uma decisão
.

Exemplo 1: Por influência de Gandalf e de instintos herdados de sua família, Bilbo decide participar da aventura.

Exemplo 2: Harry recebe a visita de Hagrid, o meio-gigante responsável por, digamos, escoltar Harry até Hogwarts.

Passo 5 – Travessia do Umbral/ Limiar
Nessa fase, nosso herói decide ingressar num novo mundo. Sua decisão pode ser motivada por vários fatores, entre eles algo que o obrigue, mesmo que não seja essa a sua opção
.

Exemplo 1: Bilbo e seus companheiros de aventura se deparam com três trolls numa floresta. Bilbo, como ladrão “designado” pelo grupo, arrisca-se em descobrir mais sobre os trolls e até tenta roubá-los.

Exemplo 2: Harry atravessa a parede do bar, que dá acesso ao mundo dos bruxos pelo beco diagonal.

Passo 6 – Testes, aliados e inimigos.
A maior parte da história se desenvolve nesse ponto. No mundo especial – fora do ambiente normal do herói – é que ele irá passará por testes, receberá ajuda (esperada ou inesperada) de aliados e terá que enfrentar os inimigos
.

Exemplo 1: A aventura de Bilbo continua. Ele passa por Valfenda, a terra dos elfos, atravessa as Montanhas Sombrias, a Floresta das Trevas e a Cidade do Vale.

Exemplo 2: Passam-se os primeiros dias em que Harry está na sua nova escola, num mundo diferente. Faz amigos e inimigos e descobre sobre a existência da pedra filosofal.

Passo 7 – Aproximação do objetivo
O herói se aproxima do objetivo de sua missão, mas o nível de tensão aumenta e tudo fica indefinido
.

Exemplo 1: Bilbo chega, finalmente, à Montanha Solitária, o covil de Smaug, o dragão.

Exemplo 2: Harry e seus amigos passam por Fofo, atravessam a sala de chaves, vencem o Xadrez de Bruxo. Harry encontra o Professor Quirrell e Voldemort.

Passo 8 – Provação máxima
É o auge da crise – precisa dizer mais?


Exemplo 1: Bilbo, sozinho, enfrenta o dragão, num diálogo no qual ele tenta descobrir as fraquezas do monstro.

Exemplo 2: Apesar de ser um bruxo muito jovem, Harry enfrenta Quirrell com a magia de proteção que lhe havia sido imposta pela sua falecida mãe.

Passo 9 – Conquista da recompensa
Passada a provação máxima, o herói conquista a recompensa
.

Exemplo 1: Bilbo consegue retirar o dragão da Montanha Solitária e os homens da Cidade do Lago matam o monstro.

Exemplo 2: Harry encontra a pedra filosofal e derrota Quirrell. Voldemort, enfraquecido, precisa se esconder novamente.

Passo 10 – Caminho de volta
É a parte mais curta da história – em algumas, nem sequer existem. Após ter conseguido seu objetivo, ele retorna ao mundo anterior
.

Exemplo 1: Bilbo se prepara para voltar para casa.

Exemplo 2: Harry se recupera em Hogwarts e prepara-se para retornar ao mundo dos trouxas.

Passo 11 – Depuração
Aqui o herói pode ter que enfrentar uma trama secundária não totalmente resolvida anteriormente
.

Exemplo 1: Um exército de Orcs e Lobos Selvagens ataca os anões da Montanha, elfos da Floresta e os homens da Cidade. Acontece a Batalha dos Cinco Exércitos.

Exemplo 2: Harry e seus amigos, pelos seus últimos feitos em auxílio à Hogwarts, somam pontos à casa Grifinória e vencem a disputa entre as casas.

Passo 12 – Retorno transformado
É a finalização da história. O herói volta ao seu mundo, mas transformado – já não é mais o mesmo
.

Exemplo 1: Finalmente, Bilbo retorna ao lar. Escreve um livro sobre suas aventuras, e se torna o estranho hobbit que gosta de aventuras.

Exemplo 2: Após o primeiro ano na escola de magia, ansiosos para se encontrarem no ano seguinte, os alunos se despedem de Harry, que retorna ao mundo dos trouxas, onde a convivência com os seus tios nunca mais será a mesma.

         Viram?  À medida em que conhecemos a estrutura, fica mais fácil identificar os Passos acima em diversos livros. Os 12 Passos de Campbell e sua “A Jornada do Herói” são muito utilizados por diversos escritores, muitos deles de sucesso.

         A Jornada do Herói não é um segredo e muito menos uma regra, mas sim um “norte”, algo que o oriente e/ou auxilie a elaborar uma trama envolvente. Em meu livro recém-escrito, utilizei os 12 Passos da Jornada do Herói, numa trama muito diferente de O Hobbit ou Harry Potter. Não me senti preso enquanto escrevia, muito pelo contrário. A dificuldade não está em criar uma história com base em uma orientação, mas sim em deixar de acreditar que para escrever uma boa história de herói não é necessário entender como os grandes escritores Best Sellers escreveram os seus livros.

.......................................................................

Não sei se este texto está falando direitinho o principal do esquema do livro do Campbell, mas é mais ou menos isso que está aí.

Tirei deste site: http://www.revistafantastica.com.br/em-foco/a-jornada-do-heroi-os-12-passos-de-campbell/

.......................................................................
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado

Convidado


Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 EmptyQua Abr 02, 2014 9:40 pm

Os esquema de campbell são usados para fazer até receita de bolo, mas tem muitos caras que conseguem fazer obras primas sem usar esses roteiros, e é esses caras que para mim escrevem muito bem, mas é muito difícil de achar.
Ir para o topo Ir para baixo
Lane
Lane


Mensagens : 264
Data de inscrição : 19/02/2014
Localização : Brasil

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 EmptyQua Abr 02, 2014 9:55 pm

Jhulha escreveu:
tem muitos caras que conseguem fazer obras primas sem usar esses roteiros, e é esses caras que para mim escrevem muito bem, mas é muito difícil de achar.

Sim, dificílimo. Mas há histórias ótimas que seguem o modelo também.
Ir para o topo Ir para baixo
Malkav Maeglin
Malkav Maeglin


Mensagens : 377
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 34
Localização : Minas Morgul

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 EmptyQui Abr 03, 2014 12:39 pm

=

Ainda não li o texto que postou ali não
mas prometo ler depois rs

Jhulha escreveu:
Os esquema de campbell são usados para fazer até receita de bolo, mas tem muitos caras que conseguem fazer obras primas sem usar esses roteiros, e é esses caras que para mim escrevem muito bem, mas é muito difícil de achar.

Disse tudo KJ !!

Então Lane, o problema é que TODO o universo DC é construído assim
com raríssimas exceções entendeu '-' é isso que entedia
e o fato de ficarem sempre batendo nessa tecla me irrita bastante ><
Ir para o topo Ir para baixo
Lane
Lane


Mensagens : 264
Data de inscrição : 19/02/2014
Localização : Brasil

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 EmptyQui Abr 03, 2014 4:17 pm

Mas não é só o universo DC que é construído assim, são todas as histórias de heróis. As histórias tem muitos pontos em comum, porque seguem um 'modelo', digamos assim. É isso que eu quis falar com o texto do Joseph Campbell.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado

Convidado


Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 EmptyQui Abr 03, 2014 8:23 pm

Lane escreveu:
Mas não é só o universo DC que é construído assim, são todas as histórias de heróis. As histórias tem muitos pontos em comum, porque seguem um 'modelo', digamos assim. É isso que eu quis falar com o texto do Joseph Campbell.

Todas não, um exemplos é Thor da Marvel, ele não passa por essas regras. Ha muitas historias de herois que não são baseadas nessa regras Lane.
Ir para o topo Ir para baixo
Lane
Lane


Mensagens : 264
Data de inscrição : 19/02/2014
Localização : Brasil

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 EmptyQui Abr 03, 2014 9:02 pm

Tá certo. Podem não se basear 100% nessas regras. Mas sempre vai ter uma ou duas características da história que batem com o modelo.
Ir para o topo Ir para baixo
Malkav Maeglin
Malkav Maeglin


Mensagens : 377
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 34
Localização : Minas Morgul

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 EmptySex Abr 04, 2014 12:36 pm

=

Gente...o fato é "Tudo é Clichê" kk
mas não é disso que to falando Lane, acho que não entendeu
meu problema não eles serem construídos desse jeito
Em Naruto (meu mangá favorito por sinal) esse plot se repete

O ponto em que estou batendo é que o Universo DC é construido disso
logo, quase 100% dos personagens têm a mesma origem intendeu ??
é um mundo, onde todos são orfãos (de família, raça ou tempo). Isso é que me irrita/entedia rs
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado

Convidado


Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 EmptySáb Abr 05, 2014 3:53 pm

Malkav Maeglin escreveu:
...
O ponto em que estou batendo é que o Universo DC é construido disso
logo, quase 100% dos personagens têm a mesma origem intendeu ??
é um mundo, onde todos são orfãos (de família, raça ou tempo). Isso é que me irrita/entedia rs

Penso o mesmo, fica muito chato ver essa eterna repetiçao na maior parte dos personagens, imagina a liga da justiça no primeiro encontro.

- Oi eu sou órfão.
- Eu também.
- Eu também.
- Eu também.
- Eu também.

Isso é chato.
Ir para o topo Ir para baixo
Beeblebrix
Beeblebrix


Mensagens : 147
Data de inscrição : 09/02/2013

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 EmptySáb Abr 05, 2014 7:03 pm

Malk, você tá falando só do Universo da DC? Você acha que a Marvel foge mais a essa regra?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» antigos herois de revistinhas em quadrinhos
» FILMES COM TEMÁTICA MEDIEVAL/EPICA
» Tolkien teria gostado dos filmes?
» Heróis do Olimpo - O Riordan está se repetindo?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
MUNDOS DE FANTASIA :: OUTROS MUNDOS E DIMENSÕES :: OUTROS MUNDOS E DIMENSÕES-