MUNDOS DE FANTASIA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MUNDOS DE FANTASIA

Aqui os amantes da literatura de Fantasia se encontram. Vamos embarcar juntos para a Terra-Média, Hogwarts, Nárnia, Westeros e outros mundos maravilhosos!!!
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Lane
Lane


Mensagens : 264
Data de inscrição : 19/02/2014
Localização : Brasil

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 EmptyDom Abr 06, 2014 7:23 pm

Isso se repete em toda parte, já falei para o Malkav, mas ele acha que é coisa só da DC!  Sad Laughing 
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado

Convidado


Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 EmptySeg Abr 07, 2014 12:18 am

Mas é verdade Lane e bee, muitos dos personagens da DC sequem essas regras, mas o personagens da concorrente marvel, nem sempre são assim, muitos dos personagens não criados pelo Stam Lee, não seguem o mesmo padrão.

Mas agora desde que ela se fundio com a disney, as regras do campbell estão send mais usadas.
Ir para o topo Ir para baixo
Lane
Lane


Mensagens : 264
Data de inscrição : 19/02/2014
Localização : Brasil

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 EmptySeg Abr 07, 2014 9:02 am

Jhulha escreveu:
Mas agora desde que ela se fundiu com a disney, as regras do campbell estão sendo mais usadas.

Óia! Eu não sabia disso! Que ela se fundiu com a Disney...  Shocked 
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado

Convidado


Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 EmptySeg Abr 07, 2014 11:06 am

De graças a disney por liberar verba para vermos esses filmes meia bocas.

 Crying or Very sad 

Que infelizmente eu ainda consigo gostar de alguns.
Ir para o topo Ir para baixo
Malkav Maeglin
Malkav Maeglin


Mensagens : 377
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 34
Localização : Minas Morgul

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 EmptySeg Abr 07, 2014 12:39 pm

bb escreveu:
Malk, você tá falando só do Universo da DC? Você acha que a Marvel foge mais a essa regra?

Não beeble, só que isso só me irrita na DC
porque quase 100 do Universo deles é criado do mesmo jeito.

Lane escreveu:
Isso se repete em toda parte, já falei para o Malkav, mas ele acha que é coisa só da DC! Sad Laughing

Vamos mais uma vez Lane.
Não disse que é só na DC
Mas na DC isso é (aparentemente) a ideia principal, ou a formula principal pra criar todos
os personagens. O que a Jhú disse ilustra perfeitamente o que quero dizer.

logo, quase todo mundo é orfão.
Quando isso é usado como elemento numa história acho bacana (como disse sou fã de Naruto)
mas SENHOR TODO PODEROSO... ter um supergrupo de seres onde TODO mundo tem a mesma história é sacanagem ne --'
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado

Convidado


Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 EmptySeg Abr 07, 2014 8:18 pm

Olha mais um exemplo do não uso das regras do campbell pela marvel.

http://complexogeek.com/2014/04/06/o-novo-anime-dos-vingadores-e-a-coisa-mais-errada-do-mundo/

A disney sempre arranja um modo de piorar algo que ja estava ruim, poxa, vingadores digimons, ninguém merece.
Ir para o topo Ir para baixo
Malkav Maeglin
Malkav Maeglin


Mensagens : 377
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 34
Localização : Minas Morgul

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 EmptyTer Abr 08, 2014 8:34 am

=

Aff pra que isso Pai Eterno ?
É cada uma que esse povo inventa tsc tsc
Ir para o topo Ir para baixo
Lane
Lane


Mensagens : 264
Data de inscrição : 19/02/2014
Localização : Brasil

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 EmptyTer Abr 08, 2014 11:54 am

Na verdade, não é só o modelo do Campbell que se usa nas histórias... São modelos diversos que a gente vê por aí, se repetindo nas histórias.

Este modelo que usaram nesse animê dos Vingadores também é um "modelo" que se repete... Um modelo oriental. A revista Neo Tokyo chama este modelo de "espetinho de desafios". Tem uma matéria nessa revista sobre esse modelo oriental também... O modelo que eles utilizam nos animês.

Pensem num "espetinho". Cês já devem ter comido espetinho de carne. Pensem nos pedacinhos de carne enfileirados um após o outro no espetinho... Acho que vocês vão entender o que a revista Neo Tokyo quis definir como "espetinho de desafios". Uma pena que eu não tenho mais a revista. Quando enjoei de animês e doramas, me desfiz de toda a minha coleção. T^T

Mas dá pra comparar vários animês uns com os outros e ver certas repetições que se enquadram dentro de um modelo também.
Ir para o topo Ir para baixo
Beeblebrix
Beeblebrix


Mensagens : 147
Data de inscrição : 09/02/2013

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 EmptyTer Abr 08, 2014 1:25 pm

Explica melhor esse espetinho, Lane. Eu não assisto animes. Esse modelo se repete bastante no Ocidente, também?

Na real esse modelo da Jornada do Heroi eu acho que tá em uns 90% dos filmes de aventura/ação de Hollywood, se não mais.
Ir para o topo Ir para baixo
Lane
Lane


Mensagens : 264
Data de inscrição : 19/02/2014
Localização : Brasil

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 EmptyTer Abr 08, 2014 2:06 pm

Tem um tempão que eu lí essa matéria sobre o modelo que é usado repetidamente pelos orientais na hora de criar as histórias dos mangás/animês, então, já esquecí a maior parte do que lí, mas o que eu guardei na minha mente foi essa referência que eles fizeram ao "espetinho de desafios".

Vou tentar falar do que eu consigo me lembrar, o que ficou guardado na minha cabeça, porque o resto eu esquecí. >.<

Segundo a matéria, as histórias dos mangás/animês shonen (os que se destinam a meninos) se baseiam num esquema que - eles chamaram - de "espetinho de desafios".

Primeiro pense num espetinho. Depois pense em cada um dos pedacinhos de carne enfileirados, um após o outro. Agora pense que cada um desses pedacinhos representa um "desafio" enfrentado pelo herói.

Tipo, o herói começa numa trajetória retilínea (a do espetinho), em que ele ainda não desenvolveu suas habilidades, certo? Em seguida, ele enfrenta um desafio (que é representado pelo primeiro pedaço de carne), suas habilidades se desenvolvem, ocorre uma explosão dessas habilidades (representado pela curva da carne) durante sua primeira batalha e tal, e em seguida - acabou a carne, ele volta à trajetória retilínea (do espetinho), onde ele descobre que, o que ele sabia era pouco, que ele ainda precisa desenvolver uma outra técnica power se quiser alcançar o ápice, então, ele enfrenta um outro desafio (mais outro pedaço de carne), que vai aumentar ainda mais suas habilidades, desenvolver mais o seu poder e PUF! ele conclui sua luta e volta à trajetória retilínea (do espetinho), quando ele descobre que ainda há outras habilidades que precisa desenvolver e então parte para outro desafio (outro pedaço de carne), no qual ele vai desenvolver mais seus poderes e assim por diante, até chegar ao Gran Finale, quando, após o último desafio, ele finalmente volta à trajetória retilínea permanentemente, pois alcançou o nível máximo no seu último desafio (o último pedaço de carne). xD

Era mais ou menos isso que eu lí. Este é o modelo oriental para os animês/mangás shonen. Mas o cara da revista explicava bem melhor e com muito mais detalhes, é claro.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado

Convidado


Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 EmptyTer Abr 08, 2014 8:30 pm

Lane, isso é um cliche obrigatorio para quem quer publicar seus mangas em empresas muitos famosa como a Shonen jump, e serve tambem para as empresas de anime e dorama, caras que querem escrever fora disso so tem tres escolhas, ou publica em empresas pequenas, ou tira do próprio bolso montando uma empresa, ou depois de muito famoso e ter dado muita grana para a empresa que ele tem um contrato vitalicio tem o poder de fazer o que quiser, o melhores exemplos se chamam GO Nagai - Devilman e Kentaro Miura - Berserk.

Isso explica esse eterno retorno que esta acontece nas historias mais famosas do momento como, Naruto, Bleach e One Piece, embora esses caras tentem sair, eles não podem por causa do contrato que fizeram quando entraram na revista.

Existem muitos mangas que não são neste formato, mas infelizmente são poucos conhecidos fora do japão.
Ir para o topo Ir para baixo
Lane
Lane


Mensagens : 264
Data de inscrição : 19/02/2014
Localização : Brasil

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 EmptyTer Abr 08, 2014 10:46 pm

Jhulha escreveu:
Isso explica esse eterno retorno que esta acontece nas historias mais famosas do momento como, Naruto, Bleach e One Piece, embora esses caras tentem sair, eles não podem por causa do contrato que fizeram quando entraram na revista.

Existem muitos mangas que não são neste formato, mas infelizmente são poucos conhecidos fora do japão.

Sim, sim... Já imaginava isso... É uma pena. =/
Ir para o topo Ir para baixo
Malkav Maeglin
Malkav Maeglin


Mensagens : 377
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 34
Localização : Minas Morgul

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 EmptyQua Abr 09, 2014 1:07 pm

=

Pois é gente...eu disse...tudo é clichê
o fato é que os mangás vão mais nessa linha mesmo porque pegam essa veia de superação
Vou dar Bleach como exemplo (já que todo mundo leu aqui):

Ichigo vê fantasmas (e eventualmente ajuda eles)
Ichigo se depara com a Rukia e ganha poderes Shinigame
Ichigo toma um coro e começa um treinamento
Ele vai pra Soul Society e almenta os poderes shinigame
Aumenta ainda mais os poderes com a Bankai (num treinamento ainda na Soul Society)

Na proxima fase da história, vai pro Hueco Mundo (depois de treino)
e descobre que tem poderes Hollow
Almenta os poderes Hollow (quase morrendo - O que alias foi bem f***)
Spoiler:
Na proxima fase já faz um treino
Que consiste em levar todos os seus poderes ao extremo (onde ganha novas habilidades)
Vence o vilão e perde os poderes todos (supostamente pra sempre)

Spoiler:

Na fase seguinte (onde abandonei)
Ichiga faz um treinamento pra ganhar novos poderes (Y)
Ele recupera os poderes Shinigame
Descobre novas habilidades Quince

e parei de ler ou saber disso....
kkk
Ir para o topo Ir para baixo
Lane
Lane


Mensagens : 264
Data de inscrição : 19/02/2014
Localização : Brasil

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 EmptyQua Abr 09, 2014 1:35 pm

Agora estamos falando a mesma língua. /o/

Era isso o que eu queria dizer desde o início: tem clichê em tudo, seja nas HQs, seja nos mangás e animês, seja nos livros e filmes de fantasia. Até aí nós concordamos.

Aí eu prosseguí, dizendo que, apesar de saber que existem esses "modelos pré-fabricados" para tudo, algumas dessas histórias continuam sendo boas, legais e divertidas, ou seja, elas seguem um "modelo" mas não deixam de ser boas por causa disso.

Esses animês que vocês citaram, por exemplo, eu gosto deles! Eles tem clichês? Sim. Seguem um modelo. Mas ainda assim, são BONS e me divertem (ou divertiam, porque eu não estou mais ligada no universo nipônico há anos!) xD

Acontece o mesmo com esses heróis americanos. Acho que eles não deixam de ser bons só porque seguem um modelo.
Ir para o topo Ir para baixo
Lane
Lane


Mensagens : 264
Data de inscrição : 19/02/2014
Localização : Brasil

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 EmptyQua Abr 09, 2014 1:47 pm

No post em que eu coloquei o texto com a Jornada do Herói, de Joseph Campell, o autor citou dois livros famosos que seguem este modelo específico: um é o Harry Potter e a Pedra Filosofal, o outro é o Hobbit. Ele foi descrevendo o passo-a-passo dessas duas histórias para mostrar como elas seguem o modelo...

E mesmo assim alguém ainda duvida que, tanto o Tolkien quanto a Joanne Rowling são escritores geniais que conseguiram escrever histórias deliciosas que nos impressionaram? Acho que ninguém. Creio que é de concordância geral o bom trabalho feito por esses dois escritores.

Por fim, o problema não está em se usar um modelo para fazer alguma história (seja ela HQ, mangá, animê, livro ou filme), o problema é usar MAL esse modelo. Escrever algo ruim.
Ir para o topo Ir para baixo
Malkav Maeglin
Malkav Maeglin


Mensagens : 377
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 34
Localização : Minas Morgul

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 EmptyQua Abr 09, 2014 2:36 pm

=

Lane escreveu:
Aí eu prosseguí, dizendo que, apesar de saber que existem esses "modelos pré-fabricados" para tudo, algumas dessas histórias continuam sendo boas, legais e divertidas, ou seja, elas seguem um "modelo" mas não deixam de ser boas por causa disso.

Lane voce que não me entende rs
acontece que (como disse) depende de como se usa esses artificios
não adianta usar o mesmo plot pra todos os seus personagens, é tira o tesão na DC
Se tem histórias que não são focadas nisso, elas são bem mais interessantes. Ate mesmo esses personagens que eu não sou lá muito chegado =]

Lane escreveu:
Por fim, o problema não está em se usar um modelo para fazer alguma história (seja ela HQ, mangá, animê, livro ou filme), o problema é usar MAL esse modelo. Escrever algo ruim.

kkkkk como a DC insiste em fazer xD
Ir para o topo Ir para baixo
Lane
Lane


Mensagens : 264
Data de inscrição : 19/02/2014
Localização : Brasil

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 EmptyQua Abr 09, 2014 3:15 pm

Pode ser que você só esteja saturado. Tipo, você gostava, mas seguiu a coisa por tanto tempo, que acabou saturando, perdeu a graça para você.

É o que acontece comigo em relação aos animês e mangás shonen e também os doramas: eu saturei. Eu acompanhei essas coisas por tanto tempo, que saturei. Agora eu não aguento nem ver sinal disso tudo! xD

Enfim, não é que o negócio seja ruim, é só que você já esgotou a sua cota: já está saturado do modelo. Mesmo as melhores coisas também enjoam. xD


Última edição por Lane em Qua Abr 09, 2014 6:28 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Beeblebrix
Beeblebrix


Mensagens : 147
Data de inscrição : 09/02/2013

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 EmptyQua Abr 09, 2014 5:55 pm

Ué, mas esse modelo do espetinho tá no herois normais também, não? É sempre desafio, atrás de desafio, atrás de desafio (?)
Ir para o topo Ir para baixo
Malkav Maeglin
Malkav Maeglin


Mensagens : 377
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 34
Localização : Minas Morgul

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 EmptyQua Abr 09, 2014 11:50 pm

=

Mas é um pouco diferente nos mangás
mas agora to com sono então amanha (mais tarde)
eu complemento a resposta rs
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado

Convidado


Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 EmptyQui Abr 10, 2014 12:06 am

Vou esperar pela resposta do Malk estou morrendo de sono para comentar sobre esse espetinho na visão norte americana.
Ir para o topo Ir para baixo
Lane
Lane


Mensagens : 264
Data de inscrição : 19/02/2014
Localização : Brasil

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 EmptyQui Abr 10, 2014 5:18 pm

Beeblebrix, se não me engano, na matéria que eu lí (há anos) dizia-se que, no modelo norte-americano, havia um clímax nas aventuras do herói  ao final da história, quando ele vencia seu oponente e terminava tudo bem.  

Já no modelo "espetinho de desafios" (o modelo oriental), você não teria (ou teria, só que menos enfatizado? Não me lembro!) esse clímax no final da história, o que acontece são várias etapas que vão sendo vencidas gradualmente e isso diminui o impacto de um clímax no final.

Queria ainda ter aquela revista Neo Tokyo e poder reler a matéria. Mas acho que a Lumi e o Malkav vão te explicar melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
Malkav Maeglin
Malkav Maeglin


Mensagens : 377
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 34
Localização : Minas Morgul

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 EmptySex Abr 11, 2014 2:30 pm

=

kkkk foi mal a demora...acabei travando a parada aqui
Então acabou que a Lane disse mais ou menos o que ia dizer.

Vamos lá, Em HQ's eles trabalham em Séries ou mini-séries
E como lá eles não tem "fidelidade" com roteiristas e tudo mais, as histórias não são exatamente continuadas de um arco pro outro. Só grandes eventos como morte de personagens (isso em alguns casos).

Já nas narrativas nipônicas, os história por ser continua tem maior necessidade de eventos problemas ou crises com maior frequência. Já que falamos de Shonen temos que convir que geralmente são sobre combate (mágico ou não) e isso influi de forma que sempre tem de haver algum desafio que faz com que o personagem principal tenha de se superar constantemente.
Seja com seus sentimentos, seja com suas tecnicas e/ou corpo.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado

Convidado


Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 EmptySex Abr 11, 2014 6:05 pm

Não se esqueçam que ainda tem o recomeço em quase todas as historias da dc e marvel , sempre que chega novo escrito, os mesmos personagens ganham novos recomeços para ganhar a  nova leva de jovens, ja perdi as contas de quantas vezes vi o recomeço do batman e do homem aranha. Aff...
Ir para o topo Ir para baixo
Malkav Maeglin
Malkav Maeglin


Mensagens : 377
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 34
Localização : Minas Morgul

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 EmptyDom Abr 13, 2014 10:31 pm

=

A Marvel é de certa forma pior que a DC nisso
Já que eles destroem todo mundo, arruínam o universo
dai eles se arrependem e era tudo "universo paralelo" aff --'
#PeloAmorné
Ir para o topo Ir para baixo
Beeblebrix
Beeblebrix


Mensagens : 147
Data de inscrição : 09/02/2013

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 EmptyTer Abr 15, 2014 1:13 am

Hmmm, entendi. Obrigada pelas explicações Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries   Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Os Heróis: Quadrinhos, Filmes e Séries

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» antigos herois de revistinhas em quadrinhos
» FILMES COM TEMÁTICA MEDIEVAL/EPICA
» Tolkien teria gostado dos filmes?
» Heróis do Olimpo - O Riordan está se repetindo?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
MUNDOS DE FANTASIA :: OUTROS MUNDOS E DIMENSÕES :: OUTROS MUNDOS E DIMENSÕES-